Repovoamento do rio Safarujo – 3 de Maio de 2016
Peixes da espécie ruivaco-do-oeste, criticamente em perigo de extinção
Uma parceria estabelecida entre o Aquário Vasco da Gama e a União de Freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira, proporcionou aos alunos do JI e EB1 de Sobral da Abelheira uma experiência única, participando e assitindo à largada de Ruivacos do Oeste, no rio Safarujo – Rio do Sobral, numa ação coordenada pelo Aquário Vasco da Gama, em parceria com o ISPA e a Quercus.
Com o objetivo de minimizar o risco de extinção desta espécie e a conservação da biodiversidade nativa de Portugal, foram libertados cerca de 400 peixes, criados no Aquário Vasco da Gama a partir de um stock de reprodutores selvagens originários do rio Safarujo.
Esta espécie encontra-se em vias de extinção, daí a importância de os devolver ao seu habitat natural. Os alunos além de terem aprendido que esta espécie é única e existente apenas na zona Oeste, também tiveram conhecimento dos perigos que a ameaçam e das precauções a ter na proteção aos rios e na vida aquática em geral.
Foi uma manhã diferente, além do contacto com a natureza, os alunos tiveram a oportunidade de terem uma explicação detalhada, por parte dos biólogos responsáveis do Aquário Vasco da Gama, sobre o Ruivaco do Oeste e da sua importância.